segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

CUIDANDO DO SER XXXIII - NEURÓTICO

      Neurose! Segundo Freud todos em maior ou menor grau tem a sua. Por esses dias resolvi pensar a minha, se é possível. Quem é filho de pais separados saberá bem o que pretendo dizer. A percepção de vida é a de que as pessoas que estão ao seu redor a qualquer momento te deixarão. Isto por conta dos registros antigos, impregnados na alma, por uma família que por algum motivo se desmantelou. E isso tira o nosso chão! Faz a gente ficar neurótico, com medo, pouco apegado e desafetado das pessoas, pois como escrevi, acreditamos que os que dizem que nos amam, daqui a pouco irão embora, nos deixarão como já aconteceu no passado. Quase sempre isso não é a verdade, mas é a “nossa” verdade!

     Dias atrás, como de costume, estava tomando café com a Rê. Numa daquelas conversas inteligentíssimas, pois ela é muito inteligente. Começamos a falar sobre o conceito de amor. Assim do nada eu falei uma frase meio sem pensar, sem filtro, o “Id” conseguiu colocar para fora sem eu perceber, quando vi: CRASH, BOOM, BANG! A frase dizia assim: Eu não acredito que você é a pessoa que mais me ame! Acredito integralmente no amor de outra pessoa. NOOSSSSA! E para explicar essa frase. Que não era ato falho, é a minha verdade... Bom, (re)disse da existência de um amigo que conheço desde os 5 anos (Chiquinho). E em todos os tormentos da minha vida, leia se, o pior deles a separação dos meus pais, que foi um processo longo e doloroso. Quem sempre estave lá? Chiquinho! Unha e carne. Fechamento. Rimos juntos milhões de vezes e choramos algumas.... A vida me fez perceber que naquela amizade nunca me sentir só, abandonado, desamparado. Ele, também, como filho de pais separados... pronto...erámos uma família, fora da família! E quanta “fanfarrice” fizemos juntos....  imponderáveis “anos incríveis”, eu diria!

      O problema não é o sinal da tv, ultra K. O problema é o meu receptor, VHS. Os meus registros, os carimbos, as minhas impressões... Quem, nos primeiros anos de casamento, nunca pensou em desistir atire a primeira pedra, mas o Chiquinho sempre tive a sensação, estaremos sempre juntos, não importa o que aconteça! Mas sei bem, minha esposa me ama... e para tal não há margem para dúvidas, eu que, as vezes, pareço duvidar do amor!  

      Não sei bem se a Rê entendeu...ela é inteligente, entenderá! Sei que ela me ama com tudo que pode, e sou grato por isso... Da mesma forma vou tentando colocar aqui dentro o caos em ordem, vou tentando acreditar, acreditando e vivendo. Sei que nessa vida não existem certezas, apenas possibilidades, quando se trata do subjetivo interior.
     

     Cuidando do Ser! Quais são as suas neuroses? Quais são os seus medos? Quais são as suas dificuldades? O que te trava? Posso dizer, por experiência própria, em algum momento é melhor parar de fugir, elaborar e enfrentar, ainda que necessite de ajuda externa! O medo ainda existe, mas por esses dias comprei uma “nova antena”. E ela já esta captando novas ondas, ondas de amor! O Chiquinho sempre estará lá, é o decano da minha alma, mas hoje posso dizer, ele não esta mais sozinho!!!! Se eu dissesse, vocês não acreditariam... Se sentir amado é muito bom para “neuróticos” como eu! Para neuróticos nos nós....



Por Luciano de Paula
18/01/2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário