segunda-feira, 20 de junho de 2016

CUIDANDO DO SER XXXVIII - Personas!

                Já estive em "Marte". Já me senti "marciano". As primeiras vezes em que  estive em "Marte" deve ter sido há pouco mais de duas décadas. Todo fim de tarde, subia no telhado da casa da minha avó. A casa era no alto de um morro e a vista era cinematográfica. Dava para ver o Vale do Paraíba se perdendo nas colinas à esquerda e à minha frente o exuberante "Pico das Agulhas Negras". Ali eu passava os meus fins de tarde comigo mesmo. Não era estudante, não era neto, não era filho, não era nada. Era eu mesmo.
                Os anos se passaram... e me esqueci das viagens marcianas e dos encontros ontológicos comigo mesmo, naquelas tardes solitárias. Todavia, Jung, que parece ser de Marte, me fez perceber e conhecer o conceito de "persona" e "individuação". Uau!!! Depois de tanto tempo, voltaria eu a Marte?
Em outras, palavras ele diz: somente seremos pessoas psicologicamente maduras se tivermos coragem, estrutura, ousadia e força para tirarmos nossas personas, nossas máscaras. E assim, entrar em contato com nossa essência, nossa individuação.
                Por isso, Marte! Um lugar de paz, isolamento, um certo calor, ausência de julgamentos, ausência de cobranças, uma grande dose de acolhimento e, claro, tempo, muito tempo! Cada um deveria gastar tempo e procurar saber a quantidade de máscaras e papéis que interpreta e repensar esses papéis.  Citarei alguns possíveis: esposo(a), pai, mãe,  funcionário(a), empresário (a), cidadão, colega, amigo(a), atleta, religioso(a), filho(a), pai/mãe  de família,  provedor (a), motorista, alguém que fica doente, alguém feliz, alguém triste, alguém que ganha, alguém que perde, alguém que sofre,  alguém otimista, que deseja dias melhores... ufa!!! São  muitas personas para uma pessoa só, para não citar outras dezenas...
                Todavia,  existe o perigo de tanto usar uma "máscara" ou uma série delas que perdemos quem somos....não somos os papéis que interpretamos, não  somos as personas que a vida trouxe, somos muito mais que isso...Entretanto, tirar máscaras dói! Acostumamo-nos com elas. Tirar máscaras dá trabalho, parece que algumas  delas enraizaram em nossas faces. Tirar máscaras revela quem somos, isso assusta, causa medo!
                CUIDANDO DO SER! Por mais doído que seja, por mais trabalhoso que pareça, por mais revelador que é, vale a pena. Você é muito mais do que pensa... vale a pena entrar em contato com sua essência... vale a pena se desvestir de toda essa indumentária.... aí dentro têm a algo muito maior, muito mais puro, muito mais nobre, muito mais rico. Que as máscaras da vida  não sejam barreiras intransponíveis que nos impeçam de saber quem, de fato, somos... têm muita coisa boa aí dentro!
Assim, encontre um lugar que possa chamar de "Marte". Encontre um lugar em que o medo de você mesmo fique da porta para fora, encontre um lugar em que você seja amado não pelas máscaras e papéis que o fazem, mas que seja amado(a) pelo o que você é...com tudo de bom e ruim que compõe seu ser.... esse lugar existe...eu encontrei... eu o reencontrei, o meu se chama Marte! Encontre o seu...!

Por Luciano de Paula
20/06/2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário