terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CUIDANDO DO SER XVIII - MESA.

Lugar sagrado. Acredito na existência de dois lugares extremamente sagrado nessa terra. O primeiro deles é a cama. Ali é o lugar onde me encontro comigo mesmo e com a pessoa que mais tenho intimidade nesse mundo, minha esposa. O outro lugar que considero sagrado é a mesa.
É impossível sentar – se a mesa com escafandro, armaduras, escudos e espadas empunhaladas. A mesa precisamos nos desarmar. Os pontos fracos são mostrados, as idéias são postas e discutidas, risos aparecem livremente e claro a comida vem rechear o encontro.
Aprendi o valor da mesa na casa do pr. Silvio e tia Marilza. Lá todo café das tardes de sexta feira era festa! Marquinho bagunceiro que só ele, falando alto e brincando; Moisés agarrando o Marcos, Matt preocupado se estava faltando alguma coisa, tia Marilza correndo “para lá e para cá”, para providenciar comida para os vorazes que acabara de chegar do seminário, Miriã não poucas vezes cedendo seu lugar para mim, estranho no pedaço e claro, pastor Silvio observando contente toda aquela “bagunça”. Que gostoso!
Tudo pronto, agora vamos agradecer a Deus. Dizia o pastor Silvio. O silêncio até então impossível passa a reinar naquele ambiente. Uma celebração de gratidão é oferecida a Deus e assim com o retorno de toda euforia todos participam do “café da tarde”. Que tempo bom, que dias maravilhosos e inesquecíveis. Isso para não falar dos almoços de domingo... Assim aprendi o valor da mesa. Aprendi  como é importante para a saúde da alma. Assim que me casei sempre fazia questão de levar pessoas para tomar café.   
Todavia a vida é sempre um aprendizado e hoje sei que não é toda pessoa que deve ser convidada para mesa. Decepcionei-me algumas vezes com certo desdém por parte de alguns, a indiferença por parte de outros e eu pateticamente achando que estava celebrando o “encontro a mesa”. Ledo engano!
Cuidando do Ser. A mesa não perdeu seu valor e jamais perderá. É, para mim, um lugar sagrado. Meus pastores me ensinaram isso. Hoje sou bem mais criterioso, somente me permito sentar a mesa com pessoas especiais. Não posso escolher as pessoas que andam ao redor, mas posso escolher quem chamo para sentar e compartilhar a vida. Cuidado com quem você tem se assentado a mesa. Seja criterioso. Sente – se com pessoas que verdadeiramente te dão valor e que verdadeiramente valorizam a profundidade daquele momento.  



Sem comentários:

Enviar um comentário