segunda-feira, 8 de março de 2010

CUIDANDO DO SER III – A VINGANÇA E O PERDÃO.

Acabei de ler HAMLET, peça shakespereana, e confesso que meu coração, ao termino da mesma, ficou surpreso com a magnitude que a vingança pode atingir dentro da alma humana. Hamlet, o príncipe da Dinamarca, com tamanha sede de vingança se afogou no mar do ódio, morrendo prematuramente.

Coloco-me a pensar, guardada as devidas proporções, muitas vezes somos tentado a vingança. Quando pisam em nosso “calo”, quando nos desagradam, quando falam coisas a nosso respeito que não é a verdade. O sentimento de Hamlet insiste em querer brotar em nossos corações, levando nos a atitudes insanas e impensadas se a ele dermos ouvido.

Quero ser a cada dia mais feliz, e penso que não há felicidade divorciada de um coração perdoador. Em HAMLET, o príncipe poderia ter vivido muito mais, poderia ter chegado ao trono, poderia ter constituído uma família feliz, mas o que dominava seu coração era a sede de vingança. E isso não é bom! Quais sentimentos dominam o meu coração? Quais sentimentos dominam o seu coração?

Shakespeare me ensinou que a vingança não vale a pena, já sabia, agora porém, de forma muito mais vívida. Após a vingança não sei, mas após o PERDÃO há vida e vida em abundância. Escolha, hoje, o melhor caminho, escolha, hoje, o caminho do perdão seja qual for a sua situação.






PS: muito mais que um sentimento, perdão é uma decisão consciente da alma humana.


Luciano de Paula.

08/03/10

2 comentários:

  1. Pensei ontem, sobre isso, acho q pq vc me disse q terminou de ler o livro!!! pensei na dificuldade que tenho de me resentir....e de como meu coração é livre para perdoar!!!Não pense que eu sou "boazinha" por isso, ao contrário, perdoou sempre, porque quero ser livre!!! Porque, como vc disse, escolhi deixar a minha alma caminhar pela vida sem carregar "bagagem". Te amo, hoje e sempre!!!

    ResponderEliminar
  2. Como diz o Chaves: "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena" rsrs

    Podemos constatar que, nas relações entre os seres humanos, o perdão beneficia muito mais quem perdoa do que aquele que é perdoado.

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar