Cuidando do Ser X – CRISE.
Ao olhar para dentro de si mesmo. Ao perceber a história vivida, qualquer ser humano poderia se lembrar de momentos de crise, de dificuldades que foram esperienciadas. Ao perceber o momento presente pode se deparar com situações críticas nas mais diversas áreas. Quem não tem crise na familiar em algum setor, seja financeiro, emocional ou físico? Quem não tem crises no trabalho? Quem não tem problemas de socialização? Poderia descrever inúmeros outros lugares onde a crise ou as crises insistem em se instalar, mas em especial a crise que mais destrói, penso, é a crise existencial.
A palavra japonesa para crise é representada por duas linhas paralelas (||). Cada uma dessas linhas tem um significado. A primeira significa problema, a segunda oportunidade.Se esteve, se esta ou se estará em crise. Crises são processos inerentes a natureza humana. A estabilidade é um ideal quase utópico nessa vida. Estabiliza-se de um lado, desestabiliza-se de outro. É natural, é a vida. O que fará toda a diferença é a perspectiva que será adotada diante da crise. Esta pode ser a chance de supervalorizar o problema, ou pode ser a oportunidade para crescimento e amadurecimento.
Os japoneses são sinônimos de superação. A história diz isso. Quem sabe, em parte, por esta postura de encontrar no problema, na dificuldade, na crise uma oportunidade de crescimento, de desenvolvimento e de fazer e refazer a vida sob uma perspectiva diferente.
Hoje. Hoje é o momento de rever quais tem sido as posturas adotadas diante dos momentos de críticos da vida. A crise é muito mais do que um problema, é uma oportunidade, diria a cultura japonesa. Oportunidade de galgar novos patamares, novos horizontes, novas perspectivas. Veja a crise não como problema, veja a crise como crisemento. (crescimento)
“Todo o ponto de vista é a vista de um ponto”, mude o seu!
Sem comentários:
Enviar um comentário